Seu cirurgião irá lhe dar instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, incluindo orientações sobre comer e beber, fumar, tomar e evitar certas vitaminas e medicamentos. Se você fuma, é importante que pare de fumar, pelo menos, uma ou duas semanas antes da cirurgia. O fumo inibe o fluxo de sangue para a pele, podendo interferir na cicatrização.
Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe e que o leve para casa após o procedimento. Durante um, ou dois dias, tente ficar mais tranquilo e peça ajuda se precisar.
Antes: Candidatos ao transplante capilar devem ter perda de cabelo perceptível, e crescimento capilar saudável na parte de trás e nas laterais da cabeça para servir como área doadora.
Etapa 1: Um instrumento tipo um tubo (punch) retira enxertos redondos a partir do local doador para ser colocado na área onde haverá a recolocação do cabelo. Se a técnica de unidades foliculares for utilizada, uma incisão elíptica de couro cabeludo da área doadora (parte de trás da cabeça) e unidades foliculares são separadas com microscópios. Micro incisões são utilizadas para posicionar os enxertos na área receptora.
Etapa 2: Quando a pele por baixo do cabelo esticou o suficiente, é cirurgicamente colocada sobre a área calva.
Etapa 3: Durante a cirurgia de retalho, uma seção do couro cabeludo calvo é cortada e um retalho é costurado no seu lugar.
Etapa 4: Os padrões utilizados na redução do couro cabeludo variam muito, mas todos cumprem o objetivo de trazer o cabelo e couro cabeludo em conjunto para cobrir áreas calvas.
Depois: Os resultados da cirurgia de transplante capilar podem melhorar a sua aparência e autoconfiança.
Como você se sentirá após a cirurgia dependerá da extensão e da complexidade do procedimento. Dor, latejamento e tensão excessiva podem ser controlados com medicamento para dor prescrito pelo médico. Se bandagem for utilizada, as mesmas são normalmente removidas no dia subsequente. Você pode lavar, cuidadosamente, o cabelo dentro de dois dias após a cirurgia. Quaisquer pontos serão removidos em uma semana a 10 dias. Discuta com o seu médico a possibilidade de haver inchaço, equimose (mancha roxa) e drenagem. Como as atividades extenuantes aumentam o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo podendo causar sangramento, você será orientado a evitar exercício intenso e esportes de contato por, pelo menos, três semanas. Alguns médicos também aconselham que a atividade sexual seja evitada por pelo menos 10 dias após a cirurgia. Para se certificar de que as incisões cicatrizaram adequadamente, o seu médico provavelmente vai querer vê-lo, várias vezes, durante o primeiro mês, após a cirurgia. É importante que você siga as orientações médicas e compareça às consultas de retorno.
FONTE: SBCP*
Realize com máxima segurança, cuidado individualizado e equipe especializada.
Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pela Associação Médica Brasileira.